Subscrever RSS
banner

ReMA: Projecto Sementes de Angola para o futuro

6551_Noticia_510x_1

Começou o «Projecto Sementes de Angola para Futuro», fruto de uma forte e importante parceria, no domínio das TIC e sociedade da informação, entre a Rede de Mediatecas de Angola (ReMA) e a a empresa tecnológica chinesa Huawei.

Desde o passado dia 6 de Novembro que um grupo de dez cidadãos angolanos, seleccionados entre os usuários das mediatecas, integrou o «Projecto Sementes de Angola para Futuro» nas cidades de Beijing e Shenzhen, na China.

Fruto da parceria de capital importância para o desenvolvimento da sociedade do conhecimento em Angola, a delegação angolana conhecerá a cultura chinesa, familiarizando-se com as tecnologias de informação utilizadas pela Huawei.

A cerimónia de abertura do «Projecto Sementes de Angola para Futuro», realizada na sede da Huawei na China, contou a presença do Vice-Presidente da companhia tecnológica chinesa, Guotian Min, e com João Garcia Bires, Embaixador de Angola naquele país, dando o pontapé de saída da iniciativa.

Na ocasião, Guotian Min referiu que «no ano de 2005 doámos um centro de formação em Angola e até agora mil talentos de telecomunicações foram formados neste mesmo centro de formação. Recentemente começámos a realizar o novo plano de formação global, dentro do programa ‘Sementes Para o Futuro’ e através desta escolha convidámos os talentos das TICS de diferentes países do mundo para visitarem a República da China, aprendendo a língua e a cultura chinesa e familiarizando-se com as tecnologias no centro da Huawei», acrescentando ainda que «deixamos que os talentos conheçam a China e as TIC da Huawei profundamente, estimulando-os e escutando as ideias de inovação de cada um, de cada semente deste programa, para que possam contribuir na indústria das TICS no país e no mundo em geral».

Por sua vez, o embaixador angolano na China, João Garcia Bires afirmou que «gostaria de agradecer o convite feito, por estar em frente dos meus compatriotas e participar nesta cerimónia de abertura do projecto Sementes de Angola para o Futuro», realçando que «desde 2008 que a Huawei aposta na formação de muitos técnicos de diferentes países e Angola este ano teve o privilégio de ser contemplada para que uma equipa viajasse para cá e conhecesse de perto o desenvolvimento tecnológico neste país».

Sementes_Angola_Futuro_01Sementes_Angola_Futuro_11Sementes_Angola_Futuro_10Sementes_Angola_Futuro_09Sementes_Angola_Futuro_08Sementes_Angola_Futuro_07Sementes_Angola_Futuro_06Sementes_Angola_Futuro_05Sementes_Angola_Futuro_04Sementes_Angola_Futuro_03Sementes_Angola_Futuro_02Sementes_Angola_Futuro_12

A terminar as intervenções, o responsável pela área de gestão das Tecnologias de Informação da Rede de Mediatecas de Angola, Virgílio Dos Santos, agradeceu à Huawei os serviços tecnológicos que tem proporcionado, no âmbito da cooperação com a ReMA através do protocolo assinado pelo Secretário do Estado para Tecnologias de Informação e Coordenador do Programa Rede de Mediatecas de Angola, Pedro Sebastião Teta, no âmbito do programa da Huawei «Talentos Mundiais para Futuro» e enquanto parte importante no processo de cooperação internacional que a ReMA tem vindo a desenvolver ao nível tecnológico.

De destacar o importante papel que as TIC já possuem na gestão do governo, no melhoramento da eficiência do desenvolvimento da economia, na segurança social e na vida do povo angolano em geral.

Como salienta o provérbio da cultura Bantu – Para que a semente possa produzir fruto é necessário que possamos regá-la…

 
 

Outros artigosVoltar à Página Principal

Mediateca do Huambo acolheu Encontro da Educação

Mediateca do Huambo acolheu Encontro da Educação

A Direcção Municipal da Educação, Ciências e Tecnologia promoveu durante três dias, na Mediateca do Huambo, o «I Encontro técnico municipal da educação», tendo a sua abertura ocorrido no passado dia 6 de Fevereiro. Sob o lema «Um olhar atento sobre a problemática de ensino de qualidade no ensino primário – análise e perspectivas de

«Conversa Dura» com Zola Vida

«Conversa Dura» com Zola Vida

A Mediateca 28 de Agosto realizou, no passado mês de Outubro, mais uma sessão do «Conversa Dura», rúbrica regular do Clube de Leitura que acolheu nesta edição Zola Vida, autor da obra de poesia «Contemplando o invisível». Na sessão, o escritor Zola Vida teve a oportunidade de explicar os seus primeiros passos no mundo da

ReMA deseja Feliz e Próspero Ano de 2017

ReMA deseja Feliz e Próspero Ano de 2017

A Rede de Mediatecas de Angola (ReMA) endereça a todos os seus utentes, colaboradores, parceiros e população angolana em geral os mais sinceros votos de um Feliz e Próspero Ano Novo de 2017 !

ReMA deseja a todos um Feliz Natal

ReMA deseja a todos um Feliz Natal

A Rede de Mediatecas de Angola (ReMA) endereça a todos os seus utentes, colaboradores, parceiros e população angolana em geral os mais sinceros votos de um Feliz Natal !

Grupo parlamentar do MPLA visitou Mediateca Zé Dú

Grupo parlamentar do MPLA visitou Mediateca Zé Dú

Uma comitiva representativa do grupo parlamentar do MPLA visitou as recém inauguradas instalações da Mediateca Zé Dú, no Cazenga, onde se inteirou do funcionamento dos serviços, no âmbito da sua actividade social. Encabeçados pelo deputado João Pinto, os parlamentares foi recebido pela Directora da Rede de Mediatecas de Angola, Catarina Cardoso, que acompanhou o grupo

Ler mais

Rede de Mediatecas de Angola

Redes Sociais

© ReMA 2012 | Rede de Mediatecas de Angola | Todos os direitos reservados.