Subscrever RSS
banner

A ReMA

O que é?

ReMA significa Rede de Mediatecas de AngolaAs mediatecas são comummente definidas como bibliotecas informatizadas e multimédia, que têm por objectivo fundamental proporcionar, a todos os possíveis interessados, a consulta a uma vasta gama de serviços e suportes de informação, quer de carácter técnico especializado, quer de carácter geral e cultural, facilitando o acesso à informação e ao conhecimento necessários ao desenvolvimento socioeconómico e contribuindo para a formação e aperfeiçoamento do capital humano, ao mesmo tempo que alarga o acesso à cultura e à sua fruição pelos utilizadores, geralmente de uma forma gratuita.

Além dos espaços físicos onde se inserem, as mediatecas englobam equipamentos diversos, onde são recolhidos, tratados e disponibilizados vários tipos de documentos e suportes de informação, que constituem recursos pedagógicos quer para as actividades quotidianas de ensino, quer para actividades curriculares não lectivas, quer ainda para a ocupação de tempos livres e de lazer.

Estamos, pois, perante uma estrutura de informação, uma unidade multimédia, que organiza, processa e disponibiliza a documentação e a informação áudio, visual e impressa, recorrendo aos meios tecnológicos que possibilitam a sua divulgação electrónica.

Dentro da estrutura das Mediatecas, encontramos núcleos específicos, normalmente divididos em função do tipo de suportes de informação que ali são disponibilizados, tais como a Fonoteca (espaço onde são guardados documentos sonoros e onde é possível a sua audição), a Videoteca (espaço onde se encontram disponibilizados vídeos e onde é possível a sua visualização), a Imagoteca (arquivo fotográfico onde é possível a visualização de fotografias), a Testoteca (espaços dedicados a actividades de pesquisa e investigação), os Arquivos Electrónicos, onde podemos aceder aos mais variados conteúdos informativos e pelos mais diversificados meios, e, claro está, as tradicionais Bibliotecas, onde podemos consultar livros, jornais, revistas e demais suportes de informação em papel, nas mais diversas línguas e áreas do saber.

Em suma, as Mediatecas são locais de pesquisa, tendo como principal objectivo gerir e difundir informação técnica, pedagógica, didáctica e científica de suporte a diversas actividades, tais como o ensino, a aprendizagem e a investigação.

Uma das principais razões para a proliferação deste tipo de espaços tem a ver com a falência dos meios tradicionais de veiculação da informação e conhecimento – os livros. Com efeito, constata-se que a procura deste tipo de espaços é feita sobretudo pelos mais jovens (entre os 18 e os 30 anos), atraídos pelas novas tecnologias que ali são disponibilizadas (de que a Internet é um exemplo), em detrimento dos livros que habitualmente encontramos nas bibliotecas.

Daí que a grande parte das Mediatecas que hoje vemos não tenha sido criada de raiz, mas foi, sim, o fruto da transformação das bibliotecas já existentes, perante a reconhecida e inevitável necessidade de adaptação e acompanhamento do progresso tecnológico que se foi afirmando nas sociedades actuais.

Onde está?

A Rede de Mediatecas de Angola terá numa primeira fase 25 mediatecas, as quais serão construídas uma em cada capital de província, sendo as restantes distribuídas segundo os critérios definidos. O objectivo do Governo é cobrir todo o território nacional com fontes de acesso ao saber, nos seus mais diversos formatos.

 
 

Rede de Mediatecas de Angola

Redes Sociais

© ReMA 2012 | Rede de Mediatecas de Angola | Todos os direitos reservados.