Subscrever RSS
banner

Clube de Leitura do Lubango

7738_noticia_510x_1

O Clube de Leitura da Mediateca do Lubango tem vindo a desenvolver um vasto conjunto de acções de dinamização e promoção da literatura junto de diferentes escalões etários de usuários da mediateca.

No primeiro dia do mês de Novembro, reuniu-se um grupo de clubistas em torno do debate da obra «Espontaneidade da minha alma» de onde derivaram interessantes reflexões sobre temas como a Mulher no comando das empresas e a distribuição das finanças no lar.

Poucos dias depois, novo desafio do Clube de Leitura subordinado ao tema «A verdade» que juntou mais de uma dezena de participantes que analisaram a importância do «falar verdade» em qualquer circunstância, já que para além de ser uma fundamental virtude no carácter humano é também a base para um estado de espírito tranquilo, em paz e em bem estar de cada um.

7738_noticia_510x_2

No dia 7 do mesmo mês, «A Cacofonia» foi a motivação para que 23 elementos do Clube de Leitura se encontrassem na mediateca para, de uma forma extraordinariamente divertida e participativa, avaliarem aquilo que definiram como «um vício de linguagem comum na língua portuguesa».

No fundo, uma palavra ou sílaba, em união com outras, resultam em expressões de som desagradável ou significados ambíguos, ou seja de duplo significado e normalmente termos de baixo calão, de que são exemplos: «Vi ela» (viela), «Amo ela» (moela), «A boca dela» (cadela), «Uma mão lava outra» (mamão), «Ela tinha» (latinha), «Na vez passada» (vespa) e «Ela te tinha contado» (tetinha).

clube-leitura-lubango-nov2016-01clube-leitura-lubango-nov2016-14clube-leitura-lubango-nov2016-13clube-leitura-lubango-nov2016-12clube-leitura-lubango-nov2016-11clube-leitura-lubango-nov2016-10clube-leitura-lubango-nov2016-09clube-leitura-lubango-nov2016-08clube-leitura-lubango-nov2016-07clube-leitura-lubango-nov2016-06clube-leitura-lubango-nov2016-05clube-leitura-lubango-nov2016-04clube-leitura-lubango-nov2016-03clube-leitura-lubango-nov2016-02clube-leitura-lubango-nov2016-15

No dia 10 foi a vez de «O Arcaísmo» ser tema central de novo encontro e conversa, com os participantes a definirem o estilo como o «uso de palavras ou expressões cuja utilização seja menos frequente na modalidade escrita e na modalidade oral» concluindo no final da análise conjunta que «Nós, falantes da língua portuguesa, somos responsáveis pela evolução da língua, sendo as nossas escolhas vocabulares decisivas para a permanência ou exclusão de uma determinada palavra na modalidade oral».

Mas a intensa actividade estava longe de terminar e, no dia 15, novo encontro para estudar e debater «A Fonética e Fonologia», caracterizada como «o estudo dos aspectos acústico e fisiológico dos sons efectivos dos actos de fala no que se refere á produção, articulação e variedades» ou, por outras palavras «a preocupação com os sons da fala na sua realização concreta», ao mesmo tempo que a fonologia é considerada como o estudo dos fonemas (sons) de uma língua.

7738_noticia_510x_3

A terminar, a mais de uma dezena de clubistas concluiu que «as palavras são a unidade básica da interacção verbal e são criadas pela junção de unidades menores: as silabas e os sons, na fala, ou as sílabas e letras, na escrita».

A 17 de Novembro, reflexão sobre a «Dinâmica» foi a razão do encontro de vinte e dois clubistas que se reuniram na Mediateca do Lubango. Para os clubistas, «dinâmica é o movimento de qualquer corpo em interacção com outros», exemplificando o pontapé de um jogador de futebol numa bola (interacção do jogador com a bola), ou «a queda de um objeto a partir de uma determinada altura» que determina a interacção da força da gravidade da Terra com o objecto, referindo que, neste contexto, a interacção dinâmica de um corpo ou objecto com qualquer outro é designada como força.

Mas «dinâmica» pode ser também uma característica de um individuo, no seu dia-a-dia, numa postura responsável por muita da dedicação e do esforço em relação a um determinado tema ou interesse.

Refira-se em jeito de conclusão e provocação que, como se pode verificar, o Clube de Leitura da Mediateca do Lubango realiza com grande regularidade estas reflexões acerca de obras literárias ou temas do quotidiano, ficando o desafio para que mais clubistas de juntem a este grupo, reforçando a sua … dinâmica !!!

 
 

Outros artigosVoltar à Página Principal

Microsoft Imagine Academy na ReMA

Microsoft Imagine Academy na ReMA

ReMA e Microsoft assinaram no início de Fevereiro um protocolo que proporcionará formação de alta qualidade, ministrada através do organismo que gere a Rede de Mediatecas de Angola (ReMA) por instrutores da «Microsoft Imagine Academy» no nosso país. Na cerimónia de assinatura do acordo de cooperação, realizada na sala de conferências da Mediateca Zé Dú,

ReMA alargou parcerias

ReMA alargou parcerias

Desde o passado dia 13 de Fevereiro que a Rede de Mediatecas de Angola (ReMA) passou a contar com um novo grupo de parceiros de cooperação de onde se destacam a Microsoft, Cruz Vermelha de Angola, Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto, Da Banda, Tralect Internacional, Legis Palop, o jornalista Victor Hugo Mendes e

Mediateca do Huambo acolheu Encontro da Educação

Mediateca do Huambo acolheu Encontro da Educação

A Direcção Municipal da Educação, Ciências e Tecnologia promoveu durante três dias, na Mediateca do Huambo, o «I Encontro técnico municipal da educação», tendo a sua abertura ocorrido no passado dia 6 de Fevereiro. Sob o lema «Um olhar atento sobre a problemática de ensino de qualidade no ensino primário – análise e perspectivas de

«Conversa Dura» com Zola Vida

«Conversa Dura» com Zola Vida

A Mediateca 28 de Agosto realizou, no passado mês de Outubro, mais uma sessão do «Conversa Dura», rúbrica regular do Clube de Leitura que acolheu nesta edição Zola Vida, autor da obra de poesia «Contemplando o invisível». Na sessão, o escritor Zola Vida teve a oportunidade de explicar os seus primeiros passos no mundo da

ReMA deseja Feliz e Próspero Ano de 2017

ReMA deseja Feliz e Próspero Ano de 2017

A Rede de Mediatecas de Angola (ReMA) endereça a todos os seus utentes, colaboradores, parceiros e população angolana em geral os mais sinceros votos de um Feliz e Próspero Ano Novo de 2017 !

Ler mais

Rede de Mediatecas de Angola

Redes Sociais

© ReMA 2012 | Rede de Mediatecas de Angola | Todos os direitos reservados.