Subscrever RSS
banner

Angola representada no ICANN 55 em Marrakech

6945_Noticia_510x_1

O Secretário de Estado para as Tecnologias de Informação e Comunicação e Coordenador da ReMA, Pedro Sebastião Teta, participou em representação de Angola na reunião da ICANN/GAC, onde o nosso país assumiu uma vez mais um papel particularmente activo e informado junto da comunidade internacional na discussão das diversas matérias.

Tendo por anfitrião o Ministro da Indústria, do Investimento e da Economia Numérica de Marrocos Sr. Moulay Hafid ELALAMY, a cidade de Marrakech acolheu entre os dias 5 e 10 de Março a ICANN 55 onde esteve integrada a «3ª Reunião de Alto Nível Governamental da Corporação da Internet para a Atribuição de Nomes e Números (ICANN)» que, pela primeira vez se realizou no continente africano e no mundo árabe.

6945_Noticia_510x_2

Pedro Sebastião Teta, convidado a participar na qualidade de orador em duas das principais reuniões de trabalho do evento, ao nível intergovernamental e relativas a temas vinculados ao desenvolvimento da Internet em África com o objectivo de identificar as perspetivas de cooperação entre Africa e a ICANN, defendeu em nome de Angola o princípio da multiparticipação, multistackholders na Governação da Internet, tendo apoiado o principio da Transição do IANA da sub-tutela do governo dos Estados Unidos da América para uma gestão independente.

Na posição angolana foi defendida a necessidade de avançar e aproveitar a dinâmica positiva do actual governo norte-americano para que seja aprovada a transição, continuando no futuro a melhor outros aspetos.

6945_Noticia_510x_3

Não obstante o documento não estar ainda perfeito, foram dados importantes passos de uma evolução com significativos ganhos, embora ainda persistindo a posição norte-americana que reclama a si o direito de veto na nova gestão proposta.

Por outro lado, Angola juntou também a sua voz de apoio à posição da União Africana em relação ao «DOT AFRICA» que se encontra na justiça americana, entre uma cidadã americana de origem etíope e o resto do continente, reclamando a propriedade do domínio.

Por fim, Pedro Teta defendeu ainda a necessidade de capacitar os africanos para um melhor aproveitamento das potencialidades da Economia Digital, bem como da gestão do ecossistema da Internet, salvaguardando a soberania dos Estados em relação a gestão dos domínios dos países.

No final do evento ficou uma vez patente a importante participação e posição do Governo angolano nas temáticas da tecnologia e da Internet à escala global, uma posição reconhecida por toda a comunidade internacional presente à semelhança do que vem acontecendo em outros fóruns desta natureza que se vão realizando um pouco por todo o globo.

6945_Noticia_510x_4

 
 

Outros artigosVoltar à Página Principal

Mediateca do Huambo acolheu Encontro da Educação

Mediateca do Huambo acolheu Encontro da Educação

A Direcção Municipal da Educação, Ciências e Tecnologia promoveu durante três dias, na Mediateca do Huambo, o «I Encontro técnico municipal da educação», tendo a sua abertura ocorrido no passado dia 6 de Fevereiro. Sob o lema «Um olhar atento sobre a problemática de ensino de qualidade no ensino primário – análise e perspectivas de

«Conversa Dura» com Zola Vida

«Conversa Dura» com Zola Vida

A Mediateca 28 de Agosto realizou, no passado mês de Outubro, mais uma sessão do «Conversa Dura», rúbrica regular do Clube de Leitura que acolheu nesta edição Zola Vida, autor da obra de poesia «Contemplando o invisível». Na sessão, o escritor Zola Vida teve a oportunidade de explicar os seus primeiros passos no mundo da

ReMA deseja Feliz e Próspero Ano de 2017

ReMA deseja Feliz e Próspero Ano de 2017

A Rede de Mediatecas de Angola (ReMA) endereça a todos os seus utentes, colaboradores, parceiros e população angolana em geral os mais sinceros votos de um Feliz e Próspero Ano Novo de 2017 !

ReMA deseja a todos um Feliz Natal

ReMA deseja a todos um Feliz Natal

A Rede de Mediatecas de Angola (ReMA) endereça a todos os seus utentes, colaboradores, parceiros e população angolana em geral os mais sinceros votos de um Feliz Natal !

Grupo parlamentar do MPLA visitou Mediateca Zé Dú

Grupo parlamentar do MPLA visitou Mediateca Zé Dú

Uma comitiva representativa do grupo parlamentar do MPLA visitou as recém inauguradas instalações da Mediateca Zé Dú, no Cazenga, onde se inteirou do funcionamento dos serviços, no âmbito da sua actividade social. Encabeçados pelo deputado João Pinto, os parlamentares foi recebido pela Directora da Rede de Mediatecas de Angola, Catarina Cardoso, que acompanhou o grupo

Ler mais

Rede de Mediatecas de Angola

Redes Sociais

© ReMA 2012 | Rede de Mediatecas de Angola | Todos os direitos reservados.